LOGIN AREA
Already a member? Login
Not a member? Cadastre-se

Estádio do Dragão

8 de junho de 2016 0
Home > Artigos > Estádio do Dragão

Estádio do Dragão

O Estádio do Dragão é o local onde o FC Porto manda seus jogos.

Localizado na freguesia de Campanhã, na cidade do Porto, o estádio foi inaugurado em 2003, construído para a disputa da Euro 2004, realizada em solo português, e para ser nova casa do Porto.

Construção do Dragão

Visando a disputa da Eurocopa de 2004, o Estádio do Dragão foi construído com investimento de 98 milhões de euros e com a coordenação do arquiteto Manuel Salgado.

Nas principais características do estádio, estão a capacidade (50.035 pessoas) e sua classificação na UEFA (Grau A), que permite a recepção de qualquer evento de futebol nacional ou internacional.

Além disso, o Estádio do Dragão é reconhecido pelo certificado GreenLight, que premia o esforço do clube pelo uso racional de energia e pela qualidade da iluminação.

A localização também é ponto forte para o Dragão, ao passo que tem acesso fácil ao centro e aeroporto da cidade.

Inauguração

A inauguração do Estádio do Dragão aconteceu no dia 16 de novembro de 2003, em confronto diante do Barcelona, terminado em vitória portuguesa por 2 a 0. O autor do primeiro gol foi o brasileiro Derlei.

Vale ressaltar que a primeira partida do estádio é também a que registrou maior público até os dias atuais, com 52 mil espectadores, passando quase dois mil torcedores a mais do que a capacidade permitida.

Eurocopa 2004

O Estádio do Dragão foi o segundo estádio mais importante da Eurocopa de 2004, atrás apenas do Estádio da Luz, que sediou a final da competição.

A abertura da competição ficou por conta do Dragão, que sediou a partida entre Portugal e Grécia, terminada em vitória dos gregos por 2 a 1.

O “mais bonito” de Portugal

Durante o planejamento para a Copa do Mundo de 2014 no Brasil, uma delegação constituída por empresários, arquitetos, governantes e representantes de clubes, entre outros, viajou para Portugal e visitou os estádios que receberam a Euro 2004.

As reações foram positivas, ao passo que o estádio foi elogiado como o mais bonito, harmonioso e interessante entre os que receberam a competição.

Shows

Assim como nos principais estádios, o Dragão também recebeu estrelas da música.

Em 2004, Deep Purple foi a primeira banda a realizar evento musical de grande porte no estádio. Já em 2006, foi a vez dos Rolling Stones.

Recentemente, Coldplay, Muse e One Direction também encantaram o público português.

"As análises são reservadas apena para membros do site. O cadastro é rapido e 100% grátis.
Conecte-se ou cadastre-se para ver as análises completas."

Registrarse! Login

EM PARCEIRIA COM FUTEBOL.COM AO VIVO